quarta-feira, agosto 08, 2007

A WEST EASTERN DIVAN ORCHESTRA NA GULBENKIAN

Ao levantar-se toda a Orquestra para agradecer os aplausos, a parede traseira do palco da Gulbenkian foi descendo, qual muro a ruir perante a comunhão das almas em torno da música: a nível simbólico, que melhor expressão cenográfica poderia ser arranjada para situar o projecto lançado em 1999 por Daniel Barenboim e por Edward Said para apressar a cultura de paz no Médio Oriente?
A história é conhecida: da conjugação de instrumentistas árabes, israelitas e europeus (sobretudo espanhóis, já que a nossa vizinha Andaluzia teve papel de realce no financiamento do projecto), surgiu a West Eastern Divan Orchestra, que tem levado a melhor música clássica aos mais variados públicos internacionais. A lógica é óbvia: se se conseguem colocar pessoas de culturas tidas por antagónicas a soarem harmoniosamente sob a batuta de um maestro conhecido pelas suas preocupações antibelicistas, não sobram razões para descrer da perenidade dessa guerra omnipresente em Telavive, em Jerusalém, em Haifa, em Ramallah ou em Hebron...
Esse objectivo tão generoso suscita simpatia, sentindo-se a imediata empatia do público para com a Orquestra.
Mas Barenboim não recorre às opções mais fáceis, escolhendo peças muito diferentes das habitualmente escutadas nas temporadas ou nos festivais de música erudita.
No espectáculo de hoje começou-se pela Abertura «Leonore III», opus 72c, que constitui uma das menos utilizadas formas de se iniciar a Ópera «Fidélio» de Beethoven.
Foi, em seguida, a dodecafonia de Arnold Schönberg nas Variações para Orquestra, opus 31, que é de leitura algo indigesta para um público afeiçoado à harmonia.
E concluiu-se, enfim com a Sinfonia nº 6 (a «Patética») de Tchaikovsky, a derradeira por ele composta antes do seu suicídio em 1893,e já elucidativa quanto ao estado turbulento da dilacerada personalidade do compositor.
Uma palavra, enfim, para a direcção do mentor do projecto: magistral a forma como comanda todos os músicos sem recurso à pauta e como dança energicamente no pequeno estrado de costas para o público...

Sem comentários: