quarta-feira, agosto 22, 2007

Na herança dos castrati

Jacek Laszczkowski estudou clarinete na Faculdade de Música de Bialystok (Polónia) antes de começar os seus estudos de canto na Faculdade de Música Frederic Chopin, em Varsóvia, após os quais se aperfeiçoou na Academia Rossini de Pesaro. Paralelamente à sua aprendizagem, estreou-se como Ernesto (Don Pasquale), em Viena e Belmonte e em O Rapto do Serralho, na Ópera de Câmara de Varsóvia. Em 1991 ganhou o Concurso Internacional de Canto de Vercelli, dedicado a Rossini.
Jacek Laszczkowski começou então a ser convidado para os grandes palcos da Europa, participando na produção de Ermione (Rossini) no Queen Elizabeth Hall. Cantou em Semiramide (Rossini), no Festival de Ópera de Pesaro, sob a direcção de Roger Norrington; Caritea, Regina di Spagna (Mercadante), no Festival della Valle d'Itria, em Itália; Le Jouer (Prokofiev) no Scala de Milão, entre outras óperas.Jacek Laszczkowski apresenta-se regularmente em concertos por toda a Europa e participou em diversas emissões televisivas e radiofónicas, bem como em gravações discográficas. Em 1998 fez a sua grande estreia em França, em Catone in Uttica de Vivaldi, sob a direcção de Jean-Claude Malgoire, com quem gravou um disco de árias de castrados (Vivaldi, Hasse, Händel) para a Astrée-Auvidis.
Na temporada de 1999-2000, Jacek Laszczkowski interpretou o papel de Eumète (Il ritorno de Ulisse in patria) e Nerone (L'Incoronazione di Poppea). Foi convidado por Michel Plasson para integrar o naipe de solistas de Carmina Burana, com a Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse. Na temporada de 2000-2001, interpretou L'Incoronazione di Poppea no Thêàtre de Champs-Elysées e Cattone in Uttica na Ópera Cómica de Paris, com Jean-Claude Malgoire. Voltou a interpretar Carmina Burana, com a Orquestra de Colónia, na Salle Pleyel. Foi então convidado por Eve Ruggieri para dois concertos no Festival de Antibes (Il Viaggio de Rossini e um concerto de árias de ópera para tenor e contratenor), um concerto dedicado a Bernstein no Festival de Cagnes-sur-mer (em duo com Julia Migenes) e um concerto no Festival de Chartres, com Jean-Claude Malgoire.
Jacek Laszczkowski apresentou-se na estreia de uma ópera do compositor holandês Martijn Padding, no Festival de Outono de Varsóvia, seguido de participações nos Festivais de Berlim e Nova Iorque e nas Óperas de Amsterdão e Haia.
Na Ópera Nacional de Varsóvia, interpretou uma obra do compositor polaco Pavet Hylnityn. Estreou-se na Ópera Nacional de Munique com L'Incoronazione di Poppea.
Jacek Laszczkowski desenvolve paralelamente uma carreira no cinema e na televisão. Já participou em dois filmes de Krysztof Zanussy: L'Ame qui chante e Le Frère de Dieu. Interpretou recentemente o papel do lendário tenor polaco Jan Kupura, num filme sobre a sua vida intitulado Spiewaj (Canta!). Este filme será objecto de uma série televisiva de oito episódios.

Sem comentários: