terça-feira, junho 29, 2010

Filme: PROMESSAS De Emir Kusturica (2007)

Desilusão é a palavra adequada para classificar a reacção ao filme, que Kusturica realizou em 2007.
Aquilo que era a marca de originalidade nos seus filmes dos anos 90 está a converter-se numa estratégia repetitiva a que falta nomeadamente o lado poético então detectável.
Há, obviamente, um conteúdo político bem evidente em quem jamais se conformará com o fim da Jugoslávia, mas esse tipo de mensagem peca agora por inócuo numa realidade, que deixou de ter essa possibilidade como credível.
Quanto à história em si é simples: um adolescente recebe do avô, com quem vive, a incumbência de ir à cidade vender uma vaca e, com o dinheiro, comprar o ícone de São Nicolau, uma lembrança e uma mulher.
Apesar de começar por ser espoliado do animal pelo gangue do mafioso Bajo, o rapaz consegue a providencial ajuda dos irmãos Krivokapic, netos do melhor amigo do seu avô. E eles tornam-se fraternos protectores das suas deambulações. Sobretudo, quando se apaixona por Jasna, uma rapariga, que Bajo pretende pôr a prostituir no seu bar de alterne.
Depois de muita música e de sucessivas vicissitudes burlescas, Tsane regressa a casa com Jasna no dia em que o avô também se prepara para casar com Bossa, a vizinha do lado.
São dois os casamentos, que se celebram, enquanto fora da igreja impera um clima de guerra civil, porquanto o bando de Bajo irá ser finalmente destroçado pelos irmãos Krivokapic.
Mas, ao fim de duas horas de filme, fica a sensação de um enorme vazio.

2 comentários:

Unknown disse...

Onde posso assistir este filme online?

jorge rocha disse...

Cara Nana: eu não encontrei este filme disponível online, onde apenas se podem encontrar trailers. Na altura vi-o no cinema.