quarta-feira, março 03, 2010

JEF AEROSOL


Na série de documentários dedicados à arte moderna, que o canal ARTE anda a transmitir aos domingos, Jef Aerosol também teve direito aos 26 minutos de abordagem da sua verve criativa.

Nascido em Nantes , em 1957, ele é artista de rua, semeando representações de músicos e políticos pelas paredes de vários países europeus.
Recorrendo a uma réplica da metodologia da estampilha em azulejaria, ele usa profusamente os seus sprays de pintura com o objectivo de suscitar uma emoção visual em quem se torna seu espectador.
Na sua arte de rua há sempre alguém representado: o retrato é o seu tema de eleição, não admirando que se tenha exposta em primeiro lugar enquanto seu modelo de eleição. Mas, depois transitou para os seus heróis, que vão de Léo Ferre a Gainsbourg, de Chaplin a Buster Keatõn, ou de Amália Rodrigues e Woody Allen):
Influenciado pela cultura rock, ele usa abundantemente as imagens recolhidas na sua colecção de discos de vinil dos anos 60, imbuídas de pop art.
É, no entanto, obrigatória a referência ao seu «seating boy», que figura por tantos sítios diferentes, incluindo a parede de um dos elevadores lisboetas...

Sem comentários: