sexta-feira, julho 17, 2009

Um homem muito procurado segundo Le Carré

Não está fácil a vida para Tommy Brue, um banqueiro sexagenário cuja instituição está sediada em Hamburgo, depois de ter passado, em tempos idos, por Londres e Viena. Instituição de pequena dimensão, mas muito prestigiada, a Irmãos Brue tem um problema estrutural a ameaçá-la: as contas lippizan, criadas no tempo do pai de Tommy - Edward - para branquear capitais ilícitos de antigos espiões ocidentais no seio das instituições soviéticas.
O mais notório desses espiões fora Karpov, um coronel do Exército Vermelho, que legara a sua fortuna ao filho ilegítimo resultante da sua violação a uma adolescente chechena.
Agora, vinte anos depois, esse rapaz - Issa - vem à procura de tal dinheiro sob a pele de um militante islamista meio desvairado, que diz ter por projecto de vida usá-lo para se tornar médico.
Quem o ajuda é uma advogada de boas famílias - Annabel - devotada defensora das melhores causas como esta de ajudar imigrantes clandestinos a encontrarem a sua via para a sobrevivência. E é ela quem se apresenta a Tommy Brue a reclamar o que é devido ao seu cliente.
O problema para Tommy é compreender que a idade avançada não o impede de alimentar uma paixão juvenil pela rapariga. E que, atrás de Issa, andam os serviços secretos ingleses, alemães e sabe-se lá quais mais…
Chegado a meio do livro - «Un Homme três recherché» - há várias pontas soltas numa história que irá ganhar consistência para uma direcção ainda não adivinhada nesta altura...

Sem comentários: