quarta-feira, dezembro 31, 2008

Uma BD que me continua a agradar apesar de tudo...

«O Caso Francis Blake» já não saiu da criatividade de Edgar Pierre Jacobs. Pegando nos personagens Francis Blake e Philip Mortimer, os também conceituados Jean Van Hamme e Ted Benoit criaram uma história, que respeita escrupulosamente o espírito da série.
Tudo começa, quando o chefe dos Serviços Secretos, Francis Blake parece desmascarar-se enquanto traidor capaz de pôr não só em risco a segurança nacional, mas também assassinar os agentes supostamente às suas ordens.
Mortimer decide-se a fazer os possíveis por ilibá-lo de tão ignóbeis suspeitas. No entanto, ele próprio acaba por se envolver em inesperada aventura, tanto mais que os jornais acabam por denunciar a cumplicidade com o «traidor» em fuga.
Afinal o que estava em causa era uma tentativa de Blake em desmascarar quem, ao mais alto nível do governo do país, estava conluiado com potências inimigas.
Obviamente que o sempiterno Olrik aparece do lado dos mauzões, que acabam derrotados.
É claro que há aqui um cheirinho a guerra fria e em que os ingleses são os bons e os «outros» os maus. Embora ideologicamente muito ambíguo, não deixo de sentir algum fascínio pelo grafismo e pela forma como se estrutura a intriga...

Sem comentários: