sábado, dezembro 20, 2008

Revolução no «Sonho Americano»?

Não sei se será possível, mas confio na necessidade de uma grande mudança no paradigma mental dos norte-americanos com o almejado sucesso da Administração Obama. Pelo menos que o «sonho americano» ganhe alguma lucidez e deixe de ter na conquista da riqueza a qualquer preço a sua principal estratégia. Até porque, para o cidadão das classes mais baixas ou, mesmo remediadas, as últimas semanas não devem ter sido fáceis de conciliar com tal idiossincrasia, quando até os mais insuspeitos milionários são denunciados como fraudulentos.
É claro que será uma revolução ideológica difícil de fazer prevalecer: McCain conseguiu o apoio de quase metade do eleitorado ao propor menos impostos para os ricos e ao diabolizar as práticas «socialistas» prometidas pelo adversário.
A palavra «socialista» está, aliás, tão desconsiderada por aquelas bandas que um homem inteligente como o actual Nobel da Economia, Paul Krugman, vem dizer nos media, que os homens políticos não devem, nesta fase, ter receio de «parecerem socialistas».
Não é, pois, o de serem, mas o de parecerem!
Que as realidades económicas acabem por propiciar essa tão necessária viragem à esquerda. Embora tenhamos bem presente a lição histórica de da Depressão de 1929 terem, afinal, emergido os tenebrosos fascismos…

Sem comentários: