quinta-feira, dezembro 04, 2008

A BAUHAUS (1)

Fundada em 1919 por Walter Gropius em Weimar, a Bauhaus (que significa literalmente «casa do edifício») estendeu as suas pesquisas a todas as artes maiores e aplicadas, de forma a integrá-las na arquitectura. Segundo o desígnio do seu fundador, todos os que participam na construção do edifício devem ser imbuídos pelos princípios do coordenador da obra e criar, em harmonia com ele, a parte que completa o todo.
Convocados por Walter Gropius, os maiores artistas do tempo ensinaram ali.. Daí que a Bauhaus tenha suscitado um vivo interesse no mundo e provocasse fortes reacções nos meios políticos alemães.
Transferido para Dessau em 1925, e depois para Berlim em 1932, foi definitivamente encerrada pelos nazis, quando estes chegaram ao poder em 1933.
Os princípios da Bauhaus marcaram profundamente a estética contemporânea: um grande número de escolas e de universidades adoptaram os seus métodos de ensino, assim como aconteceu com a indústria a respeito das suas concepções.
A maioria dos seus mestres e dos seus antigos alunos, acolhidos pelos EUA pouco antes de 1939, continuam a influenciar a arte moderna.
Henry Van de Velde, desejoso de deixar a Grossherzogliche Kunstgewerberschule de Weimar, por ele fundada em 1906 e de que ele era director, convidou Walter Gropius para lhe suceder.
Em 1915 Gropius aceitou o convite na condição de poder reorganizar o ensino das belas artes em Weimar segundo aquilo que pensava.
Na Primavera de 1919, juntou a Grossherzogliche Kunstgewerberschule e a Grossherzogliche Hochschule für bildende Kunst numa Hochschule für Gestaltung, sob o nome de Das staatliche Bauhaus Weimar, que instalou nos edifícios construídos por Van de Velde.
Convidados por Walter Gropius foram professores da Bauhaus desde 1919: Johannes Itten, Lyonel Feininger, Gerhard Marcks, Adolf Meyer; Georg Muche juntou-se-lhes em 1920, seguido de Paul Klee e Oskar Schlemmer em 1921; Wassily Kandinsky chegou em 1922 e László Moholy-Nagy em 1923.
Tendo suscitado a oposição das autoridades conservadoras da cidade e do governo provincial da Turíngia, a Bauhaus de Weimar, instituição estatal, fechou portas - com os professores e alunos solidários com o seu director - no termo do seu contrato de sete anos a 1 de Abril de 1925.
Numerosas cidades como Darmstadt, Frankfurt, Mannheim, estavam disponíveis para a receber, mas quem ganhou foi Dessau. O município pediu a Gropius para construir a nova escola. Iniciados nos finais de 1925 os trabalhos ficaram concluídos em Dezembro de 1926. Foram chamados novos professores: Josef Albers, Herbert Bayer, Marcel Breuer, Gunta Scharon-Stölzl, Hinnerk Scheper, Joost Schmidt.
(Enciclopédia Universalis)

Sem comentários: