domingo, novembro 16, 2008

A VISITA À YORK HOUSE

Era um daqueles espaços míticos pelos quais se passa tantas vezes e relativamente aos quais se repete a curiosidade sobre o que o caracterizará lá dentro. Na Rua das Janelas Verdes a York House era um desses exemplos mais paradigmáticos até esta tarde, quando a experiência gastronómica no seu restaurante A Confraria suscitou apreciações extremadas: a sopa, por exemplo, de cogumelos com miolo de vieira foi dos melhores ágapes conhecidos nos últimos tempos. Mas os pratos de peixe desiludiram: o cozinheiro Nuno Diniz anda a ganhar progressivo prestígio, mas revela-se demasiado afeiçoado às gorduras para os nossos hábitos alimentares.
Mas o espaço em si corresponde ao que se espera de um hotel de charme: com um espaço ao ar livre sobre as árvores, que deverá ser particularmente agradável na Primavera ou no Verão, e o acesso da porta de entrada à recepção do restaurante faz-se por escadas alusivas ao espírito romântico, que deverá ter estado no espírito de quem fundou esta conhecida casa.
Foi, pois, experiência curiosa para desmistificar a ideia superlativa dela criada, mas não tão entusiasmante quanto prenunciava a degustação da referida sopa…

Sem comentários: