quinta-feira, janeiro 26, 2006

RECORDAR FALKENAU


Impressionante o documentário de Emil Weiss sobre o filme rodado por Samuel Fuller no campo de concentração de Falkenau no dia 9 de Maio de 1945.
É o próprio realizador norte-americano, já desaparecido em 1997, quem faz o relato em off das imagens por si então colhidas com uma câmara de amador.
Nos dias anteriores ele participara naquele que terá sido o último combate da II Guerra Mundial. Ocorrido nos Sudetas, exactamente no mesmo local, aonde sete ou oito anos antes, Neville Chamberlain proclamara ao mundo, que a paz estava garantida… Como se a História fosse caprichosa e destinasse o epílogo de uma tragédia ao local aonde ela se iniciara…
Uma tragédia, cuja dimensão mais terrível traduzida nos cadáveres abandonados à pressa pelos muitos campos de concentração, já começava a ser negada pelos que insistiam em encontrar explicações para a loucura criminosa de Hitler e dos seus comparsas.
Precisamente ali, em Falkenau, os notáveis da cidade atreveram-se a negar essa evidência ao capitão Richmond dessa mítica divisão Big Red One, que protagonizara esse derradeiro combate.
Foi esse militar, que instou o jovem Samuel a filmar o que se seguiria: esses notáveis foram «convidados» a retirarem os cadáveres esqueléticos das vítimas mais recentes dos crimes ali praticados ao lado das suas casa burguesas, a vesti-los, a alinhá-los por cima de lençóis brancos e, enfim, a enterrá-los numa vala comum. Depois de os transportarem pelas ruas quase desérticas de uma cidade envergonhadamente refugiada na ostensiva indiferença a um cortejo, que a acusava de cumplicidade passiva ou activa com os criminosos...

Sem comentários: