sábado, outubro 05, 2019

Apontamentos nas margens das notícias: As calamitosas inundações que se anunciam


As inundações constituem fenómeno cada vez mais frequente em todas as latitudes, mas com particular impacto nas grandes metrópoles costeiras, porque nelas entrelaçam-se duas tendências capazes de se potenciarem mutuamente: a subida do nível dos oceanos como resultado do descongelamento de vastas áreas de gelo do Ártico e do Antártico e o afundamento das gigantescas urbes pelo imparável peso dos arranha-céus sobre a superfície em que assentam.
Ao escusarem-se ao ordenamento racional das áreas metropolitanas, os responsáveis políticos possibilitam o desenfreado impacto das leis de mercado, que se atêm apenas nos lucros a curto prazo, sem atenderem às ulteriores consequências dos seus investimentos especulativos.
Há trinta anos passei três verões a navegar num paquete até ao pack ice, ou seja àquela zona do Oceano Glaciar Ártico onde a água em estado líquido dava lugar à longa extensão de gelo, que conduziria ao polo se trocássemos o conforto do navio pelo trenó puxado por renas ou por huskies. Na época essa impossibilidade de acedermos a latitude mais boreal quedava-se pelos 82ºN. Agora imagino que já não será difícil aceder aos 85º, prenunciando-se a sólida hipótese de ainda, no que me resta de tempo de vida, ser possível chegar aos 90º por via marítima. Não imagino as toneladas de gelo, que se liquidificarão e quanto o nível médio do mar subirá, mas os cientistas apontam para valores, que põem em causa muitas das principais cidades dos vários continentes.
Nova Orleães revelou-se uma das mais suscetíveis de se verem permanentemente inundadas, tal qual no-lo demonstrou o furacão Katrina, mas o Sandy também denunciou os riscos futuros para os nova-iorquinos, não esquecendo Miami, que dispensa condições meteorológicas extremas para obrigar a quem ali vive o gesto de arregaçar as calças.
Do que ocorrerá na nossa costa pouco vamos sabendo, porque os estudiosos desse fenómeno mantém as conclusões no recato académico. Mas´, tal como acontecia na «Guerra dos Tronos», the winter is coming e com ele as inevitáveis revelações quanto às zonas do nosso litoral mais postas em causa pela avassaladora evolução dos acontecimentos climáticos.

Sem comentários: