segunda-feira, maio 14, 2007

O encontro da moda com a dança

Em Paris está actualmente uma exposição, que resulta da colaboração entre o costureiro Jean Paul Gaultier e a coreógrafa Régine Chopinot.
Nos inícios dos anos 80 eles uniram forças para criar uma dúzia de espectáculos, que acabaram por trazer algo de revolucionário à arte da dança.
Não é que a colaboração entre o mundo da moda e o da dança fosse algo de inédito: já em 1924 Coco Chanel e Diaghilev tinham colaborado numa obra interpretada por Nijinski. E também Merce Cunningham havia participado em projectos similares.
Mas o que foi novo na dupla Gaultier-Chopinot foi a duração desse projecto: dez anos, que ocorreram entre 1983 e 1993.
«O Desfile», em 1985, foi uma dessas obras, que resulta de um conceito da coreógrafa: um desfile de moda coreografado para o qual Gaultier inventa o guarda-roupa. Doravante a moda passa a ser encarada como dança, passível de assim dar maior originalidade á exposição das sucessivas peças de vestuário.
Mas, por seu lado, o próprio Gaultier é levado a utilizar como motivo de inspiração o fato por excelência de representação da dança: o famoso tutu. Questionando-se sobre o que significa criar peças de roupa para bailarinos ou como se apropriar dos seus códigos simbólicos.

Sem comentários: