sábado, julho 22, 2023

Notícias de uma expedição submarina

 

Embora tenha passado umas quantas vezes ao largo da Ilha da Reunião, e a ter escalado pelo menos duas vezes, nunca ouvira falar da submarina Ilha de la Pérouse até me aparecer o documentário de Yann Rineau que, em 2020, procurou testemunhar a expedição científica destinada a entender algumas das suas singularidades. Mormente a forte probabilidade de não ser a Ilha de Santa Apolónia assinalada pelos cartógrafos do século XVII e que poderia ter-se afundado entretanto por causas tectónicas desconhecidas. Afinal os marinheiros de então tê-la-ão assinalado como perigos banco submerso erradamente interpretado como emerso pelos que, então, traçavam as cartas marítimas.

Situado a mais de 50 metros de profundidade, o cume alberga vida marítima de enorme riqueza e diferente da remanescente da grande ilha ali ao lado, onde a sobrepesca poderá tê-la exterminado.

Para além das belas imagens submarinas, regista-se o contentamento dos biólogos, que descobrem espécies potencialmente recuperáveis para estratégias de repovoamento capazes de compensarem os danos causados pela ação humana. 

Sem comentários: