terça-feira, fevereiro 20, 2007

«MRS. HENDERSON» de STEPHEN FREARS

«Mrs. Henderson», o filme do Stephen Frears com a maravilhosa Judi Dench e o seguro Bob Hoskins foi o filme por mim escolhido para vermos às refeições deste sábado. É a história de uma velha senhora, que enviúva depois de uma grande parte da vida passada na jóia da Coroa (a Índia). Agora, muito rica e desocupada, ela decide levar por diante um projecto excêntrico: inaugurar um teatro de revista aonde as raparigas se dispam, mesmo que não se mexam (para evitar dissabores com a censura).
Liderada pelo encenador Vivian Van Damm, o Windmill Theatre ficará conhecido por nunca ter parado com os seus espectáculos durante a Guerra, enfrentando os bombardeamentos alemães com a coragem de resistir à barbárie e manter uma certa ilusão de normalidade na cidade violentada pela destruição.
O filme alterna números musicais com as disputas constantes entre Laura e Vivian numa relação, que tem tanto de tensa, como de afectuosa. E a comédia alterna com a tragédia de quem padece as agruras da época, mormente - e aqui em consonância com as palavras da página anterior - uma gravidez indesejada acabada inevitavelmente em morte...

Sem comentários: