Esta tarde, pelas 14.30, teremos a sexta sessão do ciclo de Histórias do
Cinema na sede da Usalma em Almada. O guião a seguir durante a hora e meia de
duração terá o seguinte fluxo de temas e imagens:
Federico Fellini em 5 minutos
Quase toda a filmografia ao som de Nino Rota.
As Estações de Pelechian
·
Um dos nomes mais importantes da
História do Cinema foi Dziga Vertov
·
O Efeito Koulechov
·
Um dos herdeiros de Vertov é o
arménio Artavazd Pelechian
·
imagens a sucederem-se com uma
dinâmica e um encadeamento
·
“a música desempenha um papel
essencial, Pelechian constrói verdadeiras estruturas corais que, dispensando a
palavra, apontam para uma visão cósmica da vida e da História. Um cinema em que
o homem se inscreve diretamente no movimento da natureza, do Mundo e da
História, movimento vertiginoso portador de um lirismo fulgurante.”
·
colar uns aos outros, numa ordem
determinada, fragmentos de filme
·
Os primeiros filmes, denominados
«vistas», eram compostos de apenas um plano
·
1910 é que se começou a desenvolver
relações entre planos sucessivos, nomeadamente na forma de raccord
·
todos os filmes são montados, mesmo
que alguns tenham poucos planos (Oliveira)
·
função narrativa: a mudança de plano,
que corresponde a uma mudança de ponto de vista, tem o objetivo de guiar o
espectador, de lhe permitir seguir facilmente a narrativa
·
montagem que dificulte a compreensão,
(como foi muitas vezes o caso no filme negro, até aos nossos dias (Hitchcock)
«Blade Runner»
· Como é possível ter uma apreciação negativa do filme?
·
A história
·
A fotografia
·
As adaptações de Philip K. Dick ao
cinema
Sugestão da semana: IndieLisboa 2019: «Tristeza e alegria na vida das girafas» de Tiago Guedes (2019)
Sem comentários:
Enviar um comentário