segunda-feira, maio 06, 2019

HISTÓRIAS DO CINEMA: GUIÃO PARA A 6ª SESSÃO


Esta tarde, pelas 14.30, teremos a sexta sessão do ciclo de Histórias do Cinema na sede da Usalma em Almada. O guião a seguir durante a hora e meia de duração terá o seguinte fluxo de temas e imagens:

Federico Fellini em 5 minutos
Quase toda a filmografia ao som de Nino Rota.

As Estações de Pelechian 
·          Um dos nomes mais importantes da História do Cinema foi Dziga Vertov
·          O Efeito Koulechov
·          Um dos herdeiros de Vertov é o arménio Artavazd Pelechian
·          imagens a sucederem-se com uma dinâmica e um encadeamento
·          a música desempenha um papel essencial, Pelechian constrói verdadeiras estruturas corais que, dispensando a palavra, apontam para uma visão cósmica da vida e da História. Um cinema em que o homem se inscreve diretamente no movimento da natureza, do Mundo e da História, movimento vertiginoso portador de um lirismo fulgurante.”

·          colar uns aos outros, numa ordem determinada, fragmentos de filme
·          Os primeiros filmes, denominados «vistas», eram compostos de apenas um plano
·          1910 é que se começou a desenvolver relações entre planos sucessivos, nomeadamente na forma de raccord
·          todos os filmes são montados, mesmo que alguns tenham poucos planos (Oliveira)
·          função narrativa: a mudança de plano, que corresponde a uma mudança de ponto de vista, tem o objetivo de guiar o espectador, de lhe permitir seguir facilmente a narrativa
·          montagem que dificulte a compreensão, (como foi muitas vezes o caso no filme negro, até aos nossos dias (Hitchcock)

«Blade Runner» 
·         Como é possível ter uma apreciação negativa do filme?
·          A história
·          A fotografia
·          As adaptações de Philip K. Dick ao cinema

Sugestão da semana: IndieLisboa 2019: «Tristeza e alegria na vida das girafas» de Tiago Guedes (2019)

Sem comentários: