sexta-feira, janeiro 12, 2018

(C) Papuásia - a expedição a um mundo perdido

Hora e meia é quanto este documentário de Christine Tournadre dura para nos envolver numa odisseia científica excecional a um dos escassos santuários naturais ainda inexplorados no planeta. É o maciço de Lengguru, na Papuásia ocidental, que foi criado por uma violenta colisão de placas tectónicas há onze milhões de anos. Criaram-se, desde então, relevos cársticos, grutas impenetráveis, vales e lagos isolados.
O acesso a essa região é dificultado por tantos obstáculos que quase ninguém nela se aventurou. Razão para aí terem prosperado espécies endémicas desconhecidas fora dali e que estão por identificar e classificar. Algumas delas, muito primitivas, terão ficado prisioneiras nesse território desde tempos imemoriais, correspondendo a testemunhos vivos de um mundo perdido.
Patrocinada por instituições universitárias e científicas franco-indonésias a expedição envolveu setenta investigadores de várias especialidades e foi coordenada por Laurent Pouyaud. O objetivo era o de conhecer os segredos da evolução e da adaptação das espécies, percorrendo os fundos marinhos e as labirínticas grutas subterrâneas, os cumes das montanhas circundantes e a intrincada floresta por elas rodeada.
Sendo de inegável interesse para quem se interessa pela natureza o documentário poderá ganhar outra abrangência junto de quantos pretendam conhecer algo mais sobre este planeta em que vivem.

Sem comentários: