sábado, agosto 08, 2020

(NM) Garimpo na Guiana e um Darth Vader na corrida espacial


1. Os incêndios na Amazónia não pararam e a eles se associa a movimentação dos garimpeiros para procurarem riquezas minerais, que julgam escondidas nas suas profundezas, não enjeitando formas de destruírem os ecossistemas se essas forem as formas de alcançarem os seus objetivos.

De França surge a notícia da possibilidade de serem enviados reforços militares em socorro da sua colónia guianesa, subitamente invadida por prospetores brasileiros para os quais não existem fronteiras tão-só acedam aos filões, que imaginam possíveis naquele território densamente ocupado por floresta primária.
Bolsonaro abriu a tampa de uma caixa, que muitos dos apoiantes julgariam ser a de Pandora, mas ameaça fechar-se a curto prazo. Daí que, enquanto não são travados do seu lado da fronteira, não se privam de criar situações de facto no território vizinho.
2. O sucesso conseguido pela empresa espacial de Elon Musk em colocar astronautas em órbita e fazê-los regressar à terra em segurança deu azo a campanhas mediáticas nos jornais e televisões destinadas a quase endeusarem a argúcia do investidor norte-americano. Que o sujeito é um crápula ficou demonstrado no que disse a propósito do golpe perpetrado na Bolívia contra Evo Morales só porque o seu governo não lhe facilitava o acesso ao lítio de que tanto carecem os seus carros Tesla. Razão porque considera legítima a intervenção da CIA e do Pentágono na facilitação da mudança politica no país andino de modo a nele pôr a mandar um qualquer fantoche comandado por Washington. Mas, não só: melhor cliente do que a NASA, que lhe vale o lançamento de mistificações como as das viagens tripuladas a Marte para breve, Musk tem como um dos principais clientes o Pentágono, que lhe faculta receitas apreciáveis mediante armas e software com que possa ser mais eficiente na afirmação imperialista do seu poder a nível mundial, mormente nas telecomunicações.
Se há muita gente a tomar Elon Musk como uma espécie de Luke Skywalker da corrida espacial, a sua verdadeira natureza acaba por ser a de um sinistro Darth Vader...

Sem comentários: