O petróleo ainda não tinha descido tanto nos mercados internacionais, quando, em 2012, a Nigéria ainda era considerada um mercado emergente. Foi nessa altura que três empreendedores de Lagos foram à Alemanha para estabelecerem novas parcerias comerciais. O que o documentário de Dotothee Wenner faz é mostrar o quão desconcertantes são essas duas formas de fazer negócios, de acordo com as perspetivas africanas ou europeias, que estão em causa.
Os três protagonistas são um promotor imobiliário (Dolapo Ajaiyi), um fabricante de sapatos (Femi Oladipo) e um vendedor de automóveis e respetivas peças (Sam Aniama). Todos eles entusiasmados com a possibilidade de fazerem bons negócios face a potenciais parceiros e, quiçá, investidores.
Para potenciarem o sucesso fazem-se acompanhar de dois consultores apostados em decifrarem para eles os códigos de conduta na Alemanha, universo para lhes era completamente desconhecido. É que, enquanto os europeus são sóbrios, os africanos tendem para o lado histriónico dos seus costumes.
O filme acompanha tais personagens nas suas sucessivas reuniões entre Berlim, Frankfurt e Hamburgo, que, na realidade mais parecem autênticas peças de teatro...
Sem comentários:
Enviar um comentário