terça-feira, dezembro 17, 2019

Inquietações: Quando as ditaduras não se dão conta do seu ridículo!

O futebol pode ser dado a muitos absurdos, a começar pelo ataque de um bando de frustrados à Academia de Alcochete decididos a vingarem-se de quem os andava a fazer infelizes. Mas nenhum jogo conseguiu superar o ridículo, ainda que com contornos trágicos, do ocorrido em 21 de novembro de 1973, quando a ditadura de Pinochet quis exultar com uma gratuita representação da sua «vitória sobre o comunismo».
O golpe de Estado ocorrera dois meses antes e, entretanto, a seleção chilena conseguira empatar com a da URSS em Moscovo por 0-0 em 26 de setembro na pré-eliminatória de apuramento para o Mundial da Alemanha no ano seguinte. Para os soviéticos estava fora de questão, que o jogo da segunda mão ocorresse no Estádio Nacional de Santiago do Chile, nessa altura utilizado como infame centro de detenção, tortura e execução de centenas de apoiantes do regime deposto. Mas a delegação da FIFA, constituída por um brasileiro e por um suíço, não encontrou no local qualquer obstáculo para que o jogo aí ocorresse, apesar da visita de inspeção ter acontecido enquanto os prisioneiros estavam acantonados nas prisões improvisadas debaixo das bancadas. Como de costume a federação internacional do que é tido como o desporto-rei correspondeu nos atos ao que dela sempre se espera!
Quem não esteve pelos ajustes foi a URSS, que manteve a recusa em disputar a partida naquelas condições, razão porque foi eliminada, decretando a FIFA uma vitória por 2-0 a apurar a seleção da recente ditadura. Mas Pinochet não se deu por satisfeito e decidiu organizar um jogo fantasma convocando quinze mil «adeptos» para servirem de figurantes nas bancadas. Em poucos segundos, e trocando a bola entre si, os jogadores chegaram à baliza adversária e marcaram o golo, que servia ao ditador para fazer a sua indigna propaganda.
No ano seguinte Pinochet não teria novos motivos para  celebrar através dessa equipa, porque na Alemanha, viu-a ser eliminada logo na fase de grupos não conseguindo ganhar nenhum dos jogos, mas conseguindo que um dos seus jogadores, Edgar Cazsely ficasse para a História como o primeiro a receber nesse tipo de competição um cartão... vermelho!

Sem comentários: