sexta-feira, dezembro 27, 2019

Diário das Imagens em Movimento: Nos gelos que vão derretendo


Noite gelada é a que fica prometida para a noite de 28 de dezembro no canal franco-alemão ARTE com a apresentação de dois documentários passados em ambientes muito gelados, mas em vias de o deixarem de ser tanto quanto ainda os conhecemos..
«Avalanches sous haute surveillance» de Jennifer Gesslein e Anna Pflüger aborda o perigo de se multiplicarem acidentes à medida que as mudanças climáticas fragilizarem as neves acumuladas nos picos montanhosos sobre vales densamente povoados. Estudar o fenómeno e melhorar a previsibilidade da sua ocorrência mobiliza a comunidade cientifica nos dias atuais.
«Genesis 2-0 - Chasseurs de mammouths en Sibérie» é uma longa-metragem de Christian Frei et Maxim Arbugaev, aureolada com um dos principais prémio do júri do Festival de Sundance no ano transato. Acompanham-se as comunidades de iacutes que, todos os anos, exploram o permafrost siberiano em busca de presas de mamute muito bem pagas por clientes chineses e cada vez mais fáceis de encontrar graças a esse aquecimento global. E desse comércio em torno do marfim de há dez mil anos parte-se para a hipótese do «Parque Jurássico»: e se fosse possível recriar um mamute a partir do seu ADN? A possibilidade, testada em laboratórios asiáticos, é dada como cientificamente improvável, embora haja quem dela não desista!

Sem comentários: