terça-feira, dezembro 03, 2019

Estórias da História : Uma greve estudantil na Idade Média


No blogue do «Libé» dedicado à Idade Média revela-se um episódio histórico muito interessante passado em Paris no ano de 1229, quando ali ainda era recente a criação de uma universidade, especializada em teologia, e à qual acorriam estudantes de toda a cristandade ocidental. O bairro em que se localizava guardaria até hoje a designação a que, desde essa altura, fez jus:  o Quartier Latin.
Como acontece com os estudantes de hoje, os do século XIII, eram dados à boémia com os inerentes excessos alcoólicos, traduzidos em zaragatas nas tabernas que frequentavam. O pior era enfrentarem guardas sem comedimento na forma como brutalmente reprimiam esses desacatos, acabando por matar alguns dos envolvidos. Razão para que os estudantes se insurgissem e contestassem o sucedido apoiando os colegas levados a julgamento com um fundamento inquestionável: sendo todos eles considerados membros do clero só á Igreja caberia ajuizar-lhes os atos e comportamentos.
Os lentes da Universidade levaram muito a sério essa violação da lei: permitir às forças policiais laicas agirem contra estudantes pertencentes ao clero constituía uma afronta e notória violação ao princípio da autonomia da instituição. E vai daí entraram eles próprios em greve durante dois anos.
E assim se demonstra que as reivindicações estudantis não datam de época histórica mais recente: desde tempos imemoriais, que os estudantes, e seus mestres, se erguem em luta pela defesa dos seus direitos.

Sem comentários: