segunda-feira, maio 24, 2021

Octogenarices

 

Oitenta anos de Bob Dylan e oitenta anos de «O Mundo a Seus Pés» de Orson Welles.

Para escândalo de muitos, o primeiro pouco me diz, muito embora há meio século tenha-o acreditado como oráculo de tempos que estavam a mudar. 

Reconheço que sim, que mudaram. Mas não de acordo com os ideais utópicos, que eram então os meus. E, quando o vi apóstolo de ideais religiosos, que me eram estranhos, ou o soube acionista de empresas de armamento, o senhor Zimmermann transitou para o lado dos que me merecem indiferença. Sem deixar de entender escandaloso o Nobel, que ficaria muito melhor entregue a Don DeLillo, a Joyce Carol Oates ou a Philip Roth.

Quanto ao filme de Orson Welles é outra a reação. Revejo-o sempre com um enorme prazer, aprendo imenso sobre cinema em muitos dos seus planos e espanto-me como um miúdo de vinte e cinco anos fez obra de tal grandeza. Celebre-se, pois, o bulímico realizador, remeta-se o pífio bardo para a sua mais do que ambígua insignificância. 

Sem comentários: