quarta-feira, dezembro 21, 2022

Um cão, um gato e a avidez por hambúrgueres

 

1. Se Isabela Figueiredo confessa ter criado, conhecido, compreendido, aceitado e sentido os personagens, que protagonizam Um Cão no meio do Caminho, também a tal nos insta enquanto seus leitores. Nesta fase de descoberta do romance - quase a abeirar a primeira centena de páginas! - damos com o cinquentão José Viriato a beber um café e a mirar quem o rodeia a partir da esplanada da Margem Sul, que lhe dá acesso ao palco dos comportamentos suburbanos já presentes em A Gorda.

Para além do fascínio suscitado por um homem sem outra ambição, que não a da plena liberdade, e o de uma mulher disposta a conservar as imagens de tudo quanto viu na vida sem nela verdadeiramente mergulhar - embora comece por surpreender-nos como responsável, mais ou menos voluntária, pelo empurrão para o abismo de quem inculpou por esse contínuo entre parêntesis - existe a curiosidade por uma ambiência, que é a nossa neste lado do rio. Perspetiva-se que concluamos o ano de 2022 com a sensação de, literariamente, termos atingido um patamar bem alto!

2. Murakami é incrivelmente eficaz na forma como nos prende às histórias e faz desejá-las conhecer de fio a pavio, porque uma situação engendra, de imediato a curiosidade de saber como dela se livrará o protagonista, quase sempre seu narrador.

Em O Pássaro de Corda e as Mulheres das Terças-feiras há esse lado de twilight zone no entediante quotidiano de um desempregado apostado em procurar o desaparecido gato num baldio inquietante, porque existem casas abandonadas, tabuletas a anunciarem cães buliçosos e uma azougada lolita a assediá-lo com as promessas, igualmente, escutadas dos telefonemas eróticos, que não param de o desestabilizar. Em O Segundo Assalto à Padaria  há a inexplicável fome, que leva um jovem casal a sair de madrugada para assaltar uma hamburgueria, que lhe serve de espaço de afirmação para a irrequietude condizente com a insatisfação pelo recente compromisso com os comportamentos conformes à condição pequeno-burguesa. 

Sem comentários: