O pedestal perdeu a função tradicional incorporando-se na própria escultura onde induz as influências colhidas na arquitetura da terra natal em que as casas de madeira ostentavam motivos geométricos com fins decorativos. Interessou-o o losango a tal ponto que, quando, em 1938, instalou a sua Coluna Infinita em Turgu Jiu, foi essa a forma escolhida para criar essa estrutura de 48 metros de altura.
O vanguardismo de Brâncuși era aparente, porque eivado de uma espiritualidade, que o levava a traduzir nas obras os conceitos místicos recolhidos na religião ortodoxa. Nunca esqueceu as três horas de caminhada de todos os domingos em que, com a mãe, ia à missa no mosteiro de Laitini. Mas associava essa propensão para a transcendência num certo animismo decorrente dos passeios pela natureza pelos campos em redor da aldeia natal. Oiseau dans l’espace (1923) é exemplar quanto a essa tradução em mármore e bronze da imagem concreta dos pássaros a esvoaçarem nos céus e traduzida na sua requintada estilização.
Pode-se, pois, considerar que Brâncuși como paradigma de uma revolução estética alicerçada nas ligações a uma inequívoca ancestralidade.
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