quinta-feira, novembro 02, 2023

No centenário de Victoria de los Angeles

 

Ouvir rádio continua a ser um prazer quando o poder da imagem tende a subalterniza-la, senão mesmo a pô-la em causa. E a Antena 2 tem-me acompanhado nas últimas décadas com grandes momentos de fruição. Mormente, quando ainda estava profissionalmente ativo e me acompanhava nos engarrafamentos matinais e do fim da tarde, ao ir ou voltar do emprego. Ou durante o dia, quando me deslocava para as reuniões, que me ocupavam boa parte dos dias.

Ontem, no sempre interessante Império dos Sentidos, comemorou-se devidamente o centenário de Victoria de los Angeles, que comecei por conhecer nos anos 80, quando ganhava a vida como oficial do paquete Funchal. O fascínio por essa voz poderosa e, que não titubeava nas articulações mais difíceis dos libretos, foi ponto de partida para transitar da música rock ou pop, ainda aquela que mais escutava na altura. Depois, por nunca me ter instruído sobre a música erudita, foi na Antena 2, que busquei essa educação, transformando-me num melómano mais ou menos informado.

No dia do centenário da soprano que não tenho dúvidas em equiparar às melhores da sua arte, Callas incluída, cabe aqui prestar tributo a uma estação pública, que tanto e tem valido! 

Sem comentários: