domingo, novembro 26, 2023

A estetização da Natureza

 

Foi considerada uma das fotografias do século: em 2022 a National Geographic publicou uma imagem, que mais não é do que a composição de 50 fotografias selecionadas por Stephen Wilkes das mais de duas mil colhidas durante vinte e quatro horas de um ponto de observação à beira de um charco no Parque do Serengeti.

Obviamente que os elefantes, zebras e hienas não estiveram a dessedentarem-se ao mesmo tempo. Por isso o céu tanto é de noite, mais à esquerda, como de dia claro para o lado direito. E o sol, tanto pode estar no crepúsculo matinal como no do fim da tarde.

Segundo confessou, Wilkes pretendeu mostrar quão bela é a Natureza, justificando-se todos os esforços para a preservar. Mas os mais cínicos olharão para esta visão esteticizada da vida selvagem e enquadrá-la-ão numa moda destinada a acalmar as nossas inquietações por a sabermos em perigo e nada fazermos para alterarmos-lhe os riscos de extinção. No fundo o desejo de sublimarmos uma expetativa, que nos leva a adotar este tipo de imagens para as múltiplas utilizações, que a internet nos faculta através das redes sociais...

Sem comentários: