sexta-feira, dezembro 03, 2021

Quase nunca tenho paciência para as very true stories

 

O que me aborrece nos filmes assentes nas very true stories é quase sempre terem pouco de cinema. Os verdadeiros realizadores escusam-se ao espartilho da realidade pura e dura, deixando a incumbência a artesãos voluntariosos, apenas apostados em porem quase anónimos atores e atrizes a replicarem o que terão sido os atos, pensamentos e omissões dos que tomaram por modelos.

Essa constatação encontra-se exemplificada em «Felicia Impastato» («Uma Mulher de Coragem», 2016), telefilme desinteressante de Gianfranco Albano: a personagem principal é a da primeira mulher siciliana a romper com a família de mafiosos, em cujo seio sempre se acomodara,  armando-se em vingativa pasionaria  na sequência do assassinato do filho, que denunciara os crimes dos seus num programa de rádio. Entre o homicídio, perpetrado em 1978, e a acusação ao seu mandante, passaram vinte e quatro anos nos quais operou-se uma transformação cultural na ilha situada na ponta da bota transalpina. Mormente à conta dos juízes entretanto assassinados para não levarem longe de mais as suas investigações. Mas esse é tema, que só colateralmente se referencia sem ir além da mera constatação.

 

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