domingo, dezembro 26, 2021

Vanguardas e tentações fascistas

 

É inevitável pensar na conhecida frase de Samuel Johnson, proferida numa tarde de abril de 1775 - “o patriotismo é o último refúgio do canalha” - quando se pensa no comportamento do grupo vienense liderado por Anton Schönberg e também integrando Alban Berg e Anton Webern, quando o atentado de Serajevo deu o esperado pretexto para a Europa mergulhar na Primeira Guerra Mundial. Apesar de todos eles estarem envolvidos na vanguarda artística, que pretendia substituir a música tonal, até então canónica,  e viria a expressar-se no dodecafonismo na década seguinte, a ideologia mantinha-os presos ao que de mais conservador existia, levando todos a oferecerem-se para o exército austro-húngaro, quando as declarações de guerra se sucederam. Maniqueísta, como o são todos os patriotas, Schönberg via no conflito a melhor forma de “esmagar os bárbaros”.

A desilusão não tardaria: afinal a guerra, que apenas duraria umas semanas, prolongar-se-ia por meses e, depois, anos a fio. Os projetados combates homem-a-homem, que exaltariam os pendores viris dos beligerantes, viram-se substituídos pelos troares dos canhões, que matavam os artilheiros nas trincheiras, quase sem darem pelo tão inopinado fim. E fez caminho a demonstração dos mais lúcidos quanto a tratar-se de conflito do exclusivo interesse dos grandes capitalistas, que se serviam das populações como meras carnes para canhão.

Anos depois, quando ambos já se tinham transferido para o campo dos pacifistas, Schönberg haveria de convidar Maurice Ravel para com ele atuar em Viena, numa cumplicidade de quem guerreara em campos opostos, já que o compositor do «Bolero» fora condutor de transportes de tropas e também testemunhara a carnificina, que à generalidade dos artistas tanto impressionaria. Embora, quando essa realidade se tornou óbvia, muitos dos vanguardistas não deixaram de continuar a merecer-se implicados pela citação de Johnson já que alguns deles - particularmente Marinetti com Mussolini - aprestaram-se a dar caução intelectual aos fascismos emergentes. E não esqueçamos que também Fernando Pessoa se embeiçou do Presidente-Rei Sidónio Pais ou Almada Negreiros aceitou cargo político na estrutura do Estado Novo. 

Sem comentários: