terça-feira, dezembro 21, 2021

Da prosápia de, sem razão, ser único cabeça de cartaz

 

Rodado em 1951, mas só estreado no ano seguinte, por a Paramouth recear a reação do público perante um argumento pouco condescendente para o personagem interpretado por Dean Martin, «The Stooge» («O Estoira Vergas») foi o filme que Jerry Lewis preferiu de entre os que interpretou em dupla com o transitório parceiro. Talvez porque demonstrava que, embora crooner competente, Martin era ator de limitadas competências ao contrário de quem aliava a interpretação à criação de argumentos (caso deste embora não creditado no genérico) e à sua realização. Para a História fica até a razão, porque a dupla se veio a desfazer: perante a descontraída forma como Dean Martin geria a carreira, o maníaco Lewis apostou em fazê-la a solo iniciando aquela que viria a ser a melhor fase da sua filmografia.

Nesta história rodada por Norman Taurog temos um ator de revista com nenhum sucesso, quando sozinho em palco, só o encontrando quando acolitado de comparsa capaz de realçar o lado involuntariamente cómico da sua interligação. Bill Miller - assim se chama o personagem interpretado por Martin - é um daqueles exemplos do princípio de Peter, chegados muito acima do limiar das competências, mas sem o reconhecer. Ao invés, prosápia não lhe falta, mesmo pondo em causa a relação conjugal estabelecida com Mary, que não tarda a sentir-lhe o egoísmo ao ver-se refletida na forma injusta como trata Ted Rogers, o humilde e atrapalhado parceiro sem dar-se conta de ser este o fulcro do seu sucesso, mesmo não lhe dando direito a emparceirar com ele nos cartazes.

Claro que a moralidade acaba por sobrepor-se ao autismo de Bill com o happy ending num dos palcos mais importantes da Broadway. Há setenta anos não se poderia pensar em solução diferente para este tipo de comédias, que afloravam temas pertinentes, mas os dulcificavam em variantes - neste caso duplas! - da fórmula boy meets girl. Mesmo que se justifique a constatação de uma ambígua atração do personagem de Lewis pelo companheiro a quem demonstra uma quase canina devoção...

Sem comentários: