domingo, outubro 31, 2021

Lola, Rainer Werner Fassbinder, 1981

 

Antes de se matar com uma overdose de cocaína e de barbitúricos, quando tinha apenas trinta e sete anos, Rainer Werner Fassbinder rodou impressivos retratos de três mulheres fortes - Willie em Lili Marleen, Lola e Veronica Voss - perante os constrangimentos do pós-guerra alemão. A sua Lola remete para essoutra, interpretada por Marlene Dietrich, cinquenta anos antes no filme de Sternberg, que transferira ambos para Hollywood: O Anjo Azul.

A exemplo da personagem que replica, a Lola de Fassbinder é a mais bem sucedida prostituta de um cabaré-bordel de Coburgo, onde afluem todos os burgueses com influência na região. A começar pelo seu proxeneta, Schuckert, igualmente o mais ativo empreendedor da região e a cujo mando andam as autoridades civis e policiais. Existem contestatários anarquistas - Esslin, o nome de um dos membros do grupo Baader-Meinhof - mas até esses se deixam corromper pelo poder do dinheiro.

Vindo de fora o escrupuloso Von Bohm não tem ilusões quanto à necessidade de pactuar com os burgueses da cidade para potenciar o dinheiro norte-americano, que fundamenta o milagre alemão nessa segunda metade da década de 50. Mas sem facilitar a corrupção até aí dominante em todos os negócios dos anos anteriores. O problema será a paixão obsessiva, que ganha pela protagonista, primeiro sem imaginar qual a sua verdadeira profissão, depois dividindo-se entre duas atitudes opostas quando Esslin o leva ao prostíbulo. Se a princípio causa calafrios aos poderosos da cidade com uma vingança emotiva, que os poderá levar atrás das grades, logo se deixa corromper desposando Lola, mesmo que ela surja como a verdadeira vencedora de toda a sucessão dos acontecimentos. Porque torna-se dona do bordel, ganha a respeitabilidade de mulher casada e continua a deitar-se com quem melhor lhe aprouver.

Além de um desempenho superlativo de Barbara Sukowa o filme tem uma fotografia determinante para expressar as características dos personagens com os azuis a acompanharem grande parte das cenas com Van Bohn e as vermelhas alaranjadas para as respeitantes a Lola.

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