Prodigiosa Gisèle Freund! Na História da Fotografia do século XX cabe-lhe lugar de destaque, quer como retratista de famosos (de André Malraux a François Mitterrand, de Marguerite Duras ao casal Sartre/ Simone de Beauvoir), quer pelas imagens das manifestações e lutas sociais na Alemanha antes da conquista do poder pelos nazis ou ainda as das tribos ameríndias da Patagónia, quando se exilou na Argentina ao ver a França - onde começara por buscar refúgio em 1933! -, também ocupada.
De origens judaicas tivera formação de socióloga com os grandes nomes da escola de Frankfurt, de Horkheimer a Adorno. Depois, em França, tornou-se amiga de Walter Benjamin com quem discutiu a importância das imagens enquanto veículos de consciencialização coletiva e das transformações subsequentes. Depois da Segunda Guerra pertenceu à Agência Magnum entre 1948 e 1954, época igualmente ligada ao desenvolvimento dos diapositivos que gostava de projetar e à sua fotorreportagem com Evita Péron, que exasperou o político argentino por revelar a face nada empática da mulher para com os mais pobres, porquanto regalava-se a usufruir o que de mais luxuoso pudesse adquirir.
Atravessando todo o século XX, dele dando a sua visão muito peculiar, tanto a vemos autorretratar-se de acordo com o que buscava nos rostos dos famosos (discernir-lhes a personalidade mais íntima!), como a dar de determinados acontecimentos - o desfile do 14 de julho por exemplo - a perspetiva dos que o viam sem nunca revelar o objeto da sua curiosidade!
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