quarta-feira, outubro 27, 2021

Em busca de fantasmas

 

1. Em 1903, quando aportou às Ilhas Marquesas, Victor Segalen ambicionava encontrar Paul Gauguin, que muito admirava. Mas o pintor morrera três meses antes e o jovem médico da Marinha francesa não tardou a procurar outros fantasmas, quando decidiu ficar em Tahiti para demandar Mataiea, onde o pintor vivera. E foi a cultura maori a fascina-lo inesperadamente. Porque estava a perder-se, esmagada pelo avanço da europeização, sem contemplações com aquelas tradições orais em vias de extinguirem-se juntamente com os que ainda eram capazes de as transmitirem. Porque havia o álcool, as doenças para que os naturais não tinham defesas e, muito menos, conseguiam contrariar os missionários protestantes que transformavam e destruíam os espaços até então tidos como sagrados pelos que aí viviam.

Para conservar algo dessa civilização Segalen decidiu descrevê-la como se fosse um maori, não podendo evitar a nostalgia e o pessimismo quanto à sua inevitável destruição. Nesse sentido Os Imemoráveis, que publicou em 1907, acaba por ser a evocação possível de um mundo, que a colonização aniquilou.

2. Foi outro fantasma, o que um jovem estudante italiano de 22 anos veio procurar a Lisboa, quando aqui chegou em 1966. Fernando Pessoa, seu persistente mestre, seria uma tal assombração para Antonio Tabucchi, que o tornaria ausente protagonista do seu único romance escrito diretamente em português: Requiem. Trata-se de uma espécie de sonho em que existe um encontro fracassado com o poeta junto ao Cais das Colunas, prosseguido na sua procura por toda a cidade, dando ao narrador a oportunidade de conhecer gente capas de conferir-lhe uma perspetiva singular sobre esta cidade, que adotou como sua, e o fez filho adotivo a ponto de aqui viver boa parte das décadas seguintes até nela morrer em 2012. Há um drogado, um vendedor de bilhetes de lotaria, o guarda de um cemitério ou uma velha cigana. E esse humor fatalista dos portugueses, que revelam-se fascinados pelos paradoxos nos jardins, nas tabernas onde se ouve o fado como eco de um passado, que suscita nostalgia, porque ligado a algo que definitivamente se perdeu. No Guincho, perante a imensidão do oceano, o romance ganha todo o sentido quando o sonho acaba. Por aí melhor sentir-se a homenagem aos que partiram. 

Sem comentários: