terça-feira, agosto 31, 2021

Out of the Clouds, Basil Dearden, 1955

 

Há um quarto de século o cinema americano retomou os filmes corais em que diversos personagens movimentavam-se num mesmo espaço geográfico e acabavam por interagir depois de terem seguido rumos mais ou menos paralelos. Magnolia de Paul Thomas Anderson, em 1999, ou Crash de Paul Higgis em 2004, foram dos títulos mais premiados e elogiados pela crítica internacional. Mas esse processo narrativo tivera antecedentes ao longo da História do Cinema, mesmo que a distância temporal nos faça sentir essas propostas demasiado datadas.  É o caso deste Out of the Clouds, que estreou entre nós em fevereiro de 1956 e teve por cenário quase exclusivo o aeroporto de Heathrow. Mas se boa parte da rodagem foi aí feita, Dearden não se privou de criar um dispendioso cenário nos estúdios da Ealing, contando para tal com o suporte financeiro de duas das grandes empresas de aviação comercial da época, a BOAC e a Pan Am, que não escondiam o interesse de transformarem um negócio ainda orientado para as elites numa grande indústria contando com as classes médias para se rentabilizarem.

Dearden já recorrera ao mesmo tipo de argumento com quem trabalhava no porto de Londres, ou o utilizava, num filme de grande sucesso comercial, Pool of London, em 1951. Para fazer o mesmo relativamente ao cenário de um aeroporto serviu-se de um romance de John Fores - The Springboard - de que extraiu diversos estereótipos de personagens, que lhe serviram de motores da ação: um experiente ator empurrado para uma carreira em terra a controlar o tráfego aéreo por ter problemas de saúde, um outro colega mais jovem interessado em encontrar namoradas em cada escala ou um par de passageiros, que descobre o amor durante uma viagem para que tinham partido como completos desconhecidos. Embora Dearden nunca tenha entusiasmado pela sua originalidade - é o paradigma do artesão, que faz bem o trabalho sem rasgos de imaginação - o filme comporta uma vertente documental sobre os usos e costumes da época em que foi rodado. E é exemplo de como um microcosmos pode servir de espelho alargado do tipo de sociedade em que situou a sua história. 

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