terça-feira, junho 21, 2022

Um Crime Imperfeito, James Toback, 2017

 

Foi assim como uma espécie de alien  na oferta disponibilizada pelos canais de cabo dedicados ao cinema: este filme de James Toback - também ele execrado pelo movimento MeToo neste mesmo ano de 2017 por quantas se disseram por ele assediadas  - começa com o crime anunciado no título logo no genérico inicial e, durante algum tempo, questionamo-nos se aconteceu mesmo ou é fruto da fértil imaginação da protagonista, uma atriz remetida ao refugio caseiro enquanto não encontra convite propício a voltar à frente das câmaras ou ideia suficientemente interessante para a situar atrás dela.

A reprodução de O Jardim das Delícias de Bosch está na parede a prometer utopias inalcançáveis, enquanto na banda sonora, a Sétima Sinfonia de Shostakovitch, dirigida por Gergiev, serve-lhe de contraponto. E desfilam pelo apartamento um conjunto de personagens, que servem a Vera Lockman (Sienna Miller) para se questionar, não só quanto ao que irá fazer ou fez, mas sobretudo quanto ao que sente ou passará a sentir.

O crime muda-lhe a forma de olhar para o mundo à volta, porventura permitindo-lhe sair do tentador estado depressivo para outro bem mais animoso, o da resiliência. Mesmo que a demência do avô - Charles Grodin no seu derradeiro desempenho! - a incite a relativizar a diferença entre o que parece ser a realidade e o que é de facto. Ou que a presença inquietante do detetive McCutcheon lhe lembre os perigos de se ver desmascarada se não se revelar suficientemente previdente. Até porque fica evidente o sentir-se numa sociedade em que a noção de privacidade é limitada e qualquer conversa, telefonada ou não, pode ser sujeita a escuta.

Surpreende-se o espectador - mesmo sabendo-se que Toback funciona dentro dos cânones da máquina de Hollywood - perante a tentação de, relativamente a eles, Toback fazer algo diferente até deixando em aberto um final, que pode ser aquele que lhe for mais conveniente... 


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