segunda-feira, abril 24, 2023

Uma tarde em Potsdam

 

Datado de 1930, o quadro de Lotte Laserstein, que ilustra uma o convívio entre vários amigos em Potsdam - e é considerado uma das suas obras mais representativas - reitera a ideia da arte pressentir o que possa configurar-se como futuro. A Grande Depressão acabara de mergulhar os dois lados do Atlântico norte em profunda crise económica, logo aproveitada pelo nazismo para apossar-se brutalmente do poder.

Para a jovem pintora, que sempre virara costas às vanguardas privilegiando os rostos femininos como tema e os seus olhares como mais impressivos detalhes, a nostalgia das expressões e a pose cabisbaixa dos retratados indicia as certezas perante um futuro de que se divisam as nuvens baixas, prenunciadoras de tempestades.

Não admira que o regime de Hitler tenha posto no índex as suas obras. Lotte que, quase in extremis, dele fugiria, não só tinha contra si o nome e rosto indisfarçavelmente judaico, como pintava um ideal feminino feito de orgulho pela sua condição e independência.

Não deixa de ser paradoxal que, longe da terra natal - aonde se escusaria de regressar! - Lotte Laserstein tenha perdido a inspiração e nunca mais igualasse o fulgor dos seus anos berlinenses... 

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