sexta-feira, junho 21, 2024

Histórias Exemplares (XXXV) - Entre as prescrições de remédios e a escrita literária

 

Prazer enorme o de ouvir os programas de Luis Caetano na Antena 2, algumas vezes dele colhendo estimulantes pistas para reflexões, que radicam nas minhas próprias experiências ou preocupações!

No primeiro dos dois programas que dedicou a uma mesa redonda num Festival Literário em Sabrosa, tivemo-lo a recordar que Hector Berlioz falhou a carreira de médico, que era tradição familiar - o pai e o avô exerciam-na! -, porque não suportou as aulas de dissecação de cadáveres.

Perdeu-se assim um anónimo médico, ganhou-se um notável compositor! Como não recordar que, na meninice, a minha hipocondríaca mãe queria obrigar-me a enveredar pela medicina “para lhe curar as doenças” e eu, precavido, e sem sequer pensar nas aulas, que tanto assustaram Berlioz, ter ajuizadamente decidido que, se ela queria uma coisa, melhor seria optar por outra completamente diferente!

Até porque A Ronda da Noite também nos lembrou de um dos riscos da medicina (ou de qualquer outro conhecimento especializado): levar quem a pratica a só dela ansiar saber. Razão para, lúcido, Abel Salazar ter considerado que um médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe!

Explicada ficou assim a tentação literária de muitos prescritores de receitas, que também afinam a caneta na escrita literária. Tchekov dizia por isso ter casado com a medicina, mas ter tomado a literatura por amante. Assim, quando se cansava de uma, ia passar a noite com a outra!

E, não diretamente ligado a esse tema fica o relato de Clara Rocha, filha desse outro médico-escritor que foi Miguel Torga, sobre a experiência do rei D. Duarte com a forma de lidar com  a sua depressão: como contou no Leal Conselheiro, bastou deixar de focalizar-se em si para apoiar a mãe na doença, que haveria de a finar, para logo essa tentação melancólica lhe passar. Nesta altura em que sou o cuidador da Elza a tempo inteiro garanto que depressão é mal a que me não posso dar ao luxo...

Sem comentários: