quinta-feira, agosto 24, 2023

E assim aprendi o significado de “pareidolia”

 

Foi uma fotografia tirada na superfície de Marte em maio de 2022 pelo veículo Curiosity a suscitar um absurdo entusiasmo nos ambientes internacionais ligados às teorias da conspiração: tratar-se-ia da passagem para um mundo extraterrestre? Uma porta semelhante às das entradas para as pirâmides egípcias?

O entusiasmo cresceu e as especulações foram tantas, que a NASA teve de publicar um desmentido: a imagem mais não expressava do que a tendência para conferir uma conotação humana a tudo quanto nada tem a ver com ela. Por exemplo associar a forma das nuvens a rostos, corpos, objetos, que a elas se assemelhem. O tal conceito de “pareidolia”.

A suposta porta na superfície de Marte mais não era do que a pequena fissura numa rocha com menos de 30 cm de altura. E assim se esboroou mais uma hipótese de se conhecerem aliens  no planeta vermelho. Mas fica a confirmação de sempre existirem alucinados prontos a afiançarem que a realidade é completamente diferente da que assim é reconhecida pela generalidade dos mortais. 

Sem comentários: