domingo, outubro 23, 2022

O fascinado encontro de Breton com Tenerife

 

Nunca apreciei o surrealismo embora os contos do gin tonic do Mário Henriques Leiria ou os quadros de Cruzeiro Seixas relativizem esse juízo. Mas, pelo contrário, sempre detestei a personalidade de Salvador Dali e antipatizei na generalidade com quantos fizeram desse credo artístico a assumida arma de arremesso contra o neorrealismo. Como foi o caso de André Breton depois da sua expulsão do Partido Comunista Francês em 1933.

Li uma vez L’Amour Fou e confesso ter-me deixado completamente indiferente. Embora tenha lido com particular interesse, pela coincidência de o descobrir logo após breve passagem por Tenerife, o capítulo agora evocado numa breve reportagem sobre a sua visita à ilha canarinha na primavera de 1935. Não tanto pela metáfora por ele encontrada na relação da paisagem com o desejo amoroso por Jacqueline Lamba, com quem foi aí viver três semanas de lua-de-mel, mas pelas surpresas por ela suscitadas. Por isso, mais do que a reaferição dos seus entusiasmos surrealistas, interessaram-me esses lugares por onde andou e tanto o impressionaram. Mormente as praias de areia negra a norte da ilha, que o puseram a refletir sobre o tempo e as origens da vida, dada a estranha realidade nelas vislumbrada. Ou os jardins paradisíacos do vale de Orotava com plantas de aspeto singularmente sexual, quer na fálica masculinidade, quer na carnuda feminilidade. Fascinou-o, sobretudo, o dragoeiro, cuja resina vermelha sugeriu ilações metafóricas, que lhe tenderiam a confirmar as premissas por que, então, se batia. Ou, enfim, a ascensão aos mais de três mil metros de altitude do vulcão Teide, ponto culminante da Espanha, que lhe permitiu mergulhar em opaca névoa, que conotou aos das portas do conhecimento.

Não consta que ele tenha alguma vez conseguido sair da névoa em que, ideologicamente, mergulhou, mas em que também se celebrizou. Tenerife terá sido um ponto de passagem, mas que o terá deixado na mesma confusão em que ali chegou. 

Sem comentários: