Poderei estar a ver-me contaminado pelo vírus do antissemitismo, mas existe algum desconforto ao dispor-me à visão de apologéticos documentários sobre heróis judeus, mesmo nada os relacionando com o genocídio agora em curso por aqueles, que se reclamam dessa origem étnica.
Antes dos acontecimentos deste último ano, e particularmente da forma sem escrúpulos como Netanyahu tem adiado o momento de vestir o fato de cadastrado, primeiro como vigarista, agora como assassino de estirpe neonazi - Saramago tinha boas razões para conotar alguns judeus de hoje com as idiossincrasias dos seus antigos algozes, quando se trata de exterminar os “outros” acusados de ocuparem o seu “espaço vital”! - um documentário como Leon Lewis, Um Espião de Hollywood Contra os Nazis seria visto com a antiga inocência maniqueísta dos nazis serem os maus e os judeus os bons da História. E, de facto, o advogado de Hollywood, que conseguiu infiltrar as redes do III Reich na América para denunciar-lhes os objetivos, foi um herói a quem se deve o afastamento da ameaça de contágio, que Berlim exercia então sobre parte significativa dá elite empresarial norte-americana. Só para citar alguns exemplos maiores Ford e Lindbergh não escondiam o entusiasmo pelo que acontecia na Alemanha.
Daí ter sido admirável a coragem, a persistência e o engenho de Lewis e dos mais próximos colaboradores, muitos deles antigos emigrantes alemães dispostos a preterirem tentações patrióticas relacionadas com o sítio donde tinham vindo em proveito das alimentadas por onde haviam singrado com sucesso para uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido nada de negativo a apontar ao documentário de Olivier Mirguet, que recorre a extratos de filmes da época e a recriações animadas para muitas das situações em que Lewis esteve envolvido.
Só que este momento histórico não se coaduna com a celebração de heróis judeus, quando existe uma tão clara enfatização dessa origem. Celebrasse-se o heroísmo de Lewis e tudo bem. Fazê-lo por ser judeu é mais complicado...
Sem comentários:
Enviar um comentário