domingo, agosto 26, 2018

(DIM) «Planète Mars: suivez le guide» de Toby Macdonald (2017)


Será que astronautas terrestres pousarão no planeta Marte ainda a tempo de nos entusiasmarmos com tal façanha? Um documentário britânico produzido pela BBC e pelo Science Channel, quis responder a essa questão recorrendo ao trabalho de vários cartógrafos e a animações muito convincentes.
Nos anos mais recentes tem-se concluído que o planeta vermelho está geologicamente muito mais ativo do que se julgava. Contando com 4,5 milhões de anos de idade chegou a ter água em abundância à superfície. Hoje é fértil em paisagens grandiosas, aí existindo os maiores canyons e vulcões do sistema solar, grandes movimentações de areias e gelos e calotes polares colossais, não esquecendo os violentos e gigantescos tornados de poeiras e os geiseres de areia.
Adotando o estilo dos guias de viagem, o documentário constrói um atlas completo do planeta revelando-lhe muitas similitudes com a nossa realidade terrestre. As imagens colhidas a partir do espaço, as análises dos dados e as intervenções dos especialistas são complementadas com as imagens colhidas pelos dois Rovers ali em atividade e responsáveis por quase duas centenas de milhares de fotografias enviadas para a Terra. O que se comprova é estarmos perante um planeta vizinho em contínua evolução.

Sem comentários: