terça-feira, setembro 25, 2007

Colum McCann

Colum McCann é um escritor irlandês, nascido em 1965, que está a afirmar-se como um dos principais autores deste tempo ao assumir a lógica global dos seus interesses e falando sobre eles.
Numa entrevista ao programa francês «Metropolis» (do canal ARTE) ele assume a estratégia de escolher como temas o que não conhece.
A Literatura é para ele uma forma de descoberta.
No único livro seu editado entre nós - «O Bailarino» - ele fora à procura da personalidade de Rudolf Nureyev, abordando-a desde a infância nos campos russos e os primeiros anos da sua carreira de bailarino na antiga URSS até ao seu exílio ocidental, aonde a genialidade do seu talento se afirmaria em paralelo com uma existência de excessos a nível de afectos.
Agora está a enfatizar-se em França o lançamento do seu romance mais recente - «Zoli» - dedicado a uma poetisa cigana através de quem ele aborda uma cultura ostracizada numa Europa às avessas com os valores e os costumes desse povo espalhado um pouco por todo o continente, mas aqui considerado nos que vivem na Eslováquia, na Itália, na Áustria e em França.
Para criar este livro o escritor viveu alguns meses com ciganos a fim de melhor os conhecer, entrando assim no universo singular da poetisa, que lhe serve de fonte de inspiração.
No fundo ele leva até às últimas consequências o seu projecto de vida, assente na máxima «Sinto-me bem, quando estou em terras estranhas».
Num contexto em que os estímulos visuais tendem a limitar o consumo de literatura, Colum McCann está a explorar uma via interessante, que é a de compartilhar com os seus leitores os resultados das suas próprias descobertas.

Sem comentários: